O elefante e o chapéu


Continho criado da citação de uma pequena em conversa com a mãezinha dela. Espero que a "Yarina" goste da interpretação da titi Lwlw.

Yarina estava contente. Iria com a escola ao jardim zoológico da Ilha de Luanda para excursão de fim do ano na segunda classe. Tinha fotos da última vez que lá esteve. Queria voltar aos mesmos sítios e ver os mesmos animais, especialmente o elefante que ficou com o chapéu que o cachorrinho rafeiro da menina usara no dia em que os dois foram com os pais dela. 

A mãe da Yarina ofereceu-se a servir de adulto acompanhante e concordou que o Doce, o cão deles, iria também, como sempre fez nas outras excursões ao ar livre.

Na manhã da excursão, Yarina preparou o Doce, com os calçõezinhos que ele usa nas saídas familiares. Mas não pôs um chapeuzinho, para evitar que se repetisse o que aconteceu da vez passada. Doce foi no carro da mãe da Yarina e a menina com a sua professora e colegas no autocarro da escola.

Da escola ao zoológico, Yarina seguia o carro da mãe da janela traseira do autocarro. Não queria que o Doce e a mãe perdessem nenhum momento.

Começou a chuviscar a meio do caminho. Mas quando chegaram ao destino, o sol abriu e, no horizonte enfrente a porta do zoológico, formou-se um arco-íris de cores fraquinhas, forte apenas nas extremidades onde o mar parecia engoli-lo.

- Mamã, vem… Disse a Yarina correndo assim que entraram para o parque, sem esperar pelo resto do grupo, a mãe, o Doce, o Jeity e a Jerry, os gémeos da sala dela. Parou a beira do espaço do elefante que naquele momento borrifava-se de água para refrescar-se.

- Elefante, lembras-te de mim?
- Como e que se vai lembrar, filha? Apressou-se a mãe ao ouvi-la?
- Lembras-te ou não?

O elefante olhou para a Yarina, virou-se e começou a caminhar para o lado oposto.

- Ele não se lembra, filha.
-  Esse elefante está velho, mamã. Tem que voltar a ser criança, porque as crianças têm boa memória. Como a cabeça das crianças é mais pequena, os quadradinhos de memória também são pequenos, e por isso conseguem guardar mais memórias.
- Não se lembra de que? Perguntou a Jerry, aproximando-se a Yarina, que estava agarrada a cintura da mãe.
- Lembras-te da história do elefante e do chapéu? Yarina respondeu a colega. Tirou a coleira do Doce da mão da mãe.
- Agarra bem no Doce, filha. Disse-lhe a mãe ao vê-la começar a caminhar.

Yarina notou que algo caiu ao chão ao lado do pé direito dela. O elefante atirou o chapéu do Doce, que Yanira atirou para o espaço dele na última vez que ai estiveram.

- Ele lembra-se, mãe. Yarina gritou ao baixar para apanhar o chapéu sujo, que um dia foi amarelo. Eu sabia. A professora Fernanda disse que os elefantes têm boa memória.

A menina voltou-se para o elefante e atirou-lhe a maçã que trazia na carteira que carregava com ela.

- Obrigado elefante! Eu sabia que ias lembrar-te.

Os 5 continuaram a excursão e juntaram-se ao grupo para o almoço. Yanira quase não se calou. Contou  o que acontecera a professora Natália, a todos os colegas, e ao motorista do autocarro a caminho da escola.

Comments

  1. Gostei prima, muito fixe mesmo, afinal os elefantes têm boa memôria, muito fixe para contar ao meu caçula, Hehehehe....

    ReplyDelete
    Replies
    1. Diz-se que sim... :) Espero que o pequeno goste ou também tenha gostado.

      Delete
  2. A Yarina estava a preparar provas e por norma os contos da tia Lwlw são objecto de teses filosóficas aqui em casa que viram assunto a ir para a escola, a vir da escola, etc, etc, etc.

    Hoje, depois do banho tomado, a mamã da Yarina, que infelizmente NÃO tem memória de elefante lembrou-se que tinha um presente atrasado a entregar à filha... e lá imprimiu o conto, como faz sempre, para ela ler depois dos trabalhos de casa.

    Ela leu, perguntou o significado de algumas palavras, pensou por uns instantes sabe Deus no quê e depois disse: "ela gosta mesmo de mim mamã"... desapareceu por uns instantes e depois voltou com um livro e disse: "bora, vamos inspirar-nos aqui para também lhe escrever um conto".
    Vai levar uns dias, mas vai sair giro de certeza.

    E a mãe da miúda para por aqui porque anda chorona ultimamente.

    Obrigada Malú, que Deus te pague... MEEESMOOO!!!

    ReplyDelete
  3. Mãe da menina chorona ou mãe chorona da menina da titi Lwlw (qual delas? ;) ),

    Obrigada pela notita deliciosa de se encontrar ao fim do dia. :) Ficarei a espera do continho criado por vocês... Também gostaria de saber qual foi a reacção dela ao ler "as cartinhas trocadas entre ela e a titi Lwlw." Que alegria manterem-se activas aqui, o que certamente manter-me-á activa seguir o passo (vosso). Gostaria imenso de ouvir o que ela diz aos coleguinhas e as reacções deles quando ela os conta as mil e uma aventuras que tem com a titi Lwlw.

    Bem, parece-me que terei de pensar um glossário de anexo aos continhos dos pequenos, ou talvez escrever de forma a não perde-los com palavras menos comuns...

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts