Meu Autor

Fui desafiada pela Yolanda Costa do blog Um Metro e Cinquenta e Cinco a seguir a tag que ela criou e publicou pela primeira vez no dia 12 de Agosto, 2015. Aceitei esse exercicio que consiste em responder cinco perguntas sobre a relação que tenho com um autor a minha escolha. Espera-se com esse exercicio não só expor a minha percepção pocre o autor, mas possivelmente convencer pelo menos uma pessoa a ler algo do autor escolhido.

1. O Autor
Escolho o autor americano de literatura infantil, Dr. Seuss, também conhecido como “Ted” de Theodor Seuss Geisel (1904-1991), por adorar brincar com as palavras de forma a desafiar crianças e adultos a divertirem-se enquanto liam. O vicio pegou desde os tempos de “pocrandanda” e desde então que em algumas estantes de  livros pelo mundo infantil que não podem faltar livros do Doctor das palavras.

2. O Primeiro contacto
Comecei a ler o livros do Dr. Seuss há 6-7 anitos, quando os meus pequenos eram bem mais pequenotes. Eles liam na creche e apartir desde cedo que celebram o dia do aniversario do autor com programinha de leitura na semana das festicidades.

3. A Primeira impressão
Fiquei logo encantada com a forma inovadora como esse homen criou mais de 40 livros sem perder a sua forma louca de pensar. As obras do Dr. Seuss apresentam-nos com uma riqueza da tranca-linguas estimulante. Serve não apenas para leitura, mas é muitas vezes usado como ferramenta de prácticas de atuação de voz, na  preparação para diferentes formas de comunicação, incluindo o falar em público e contar histórias, assim como exercicios de superaçāo de dificuldades como a gaguez e dislexia.

4. A Inspiração
Dr. Seuss faz-me crer na arte de criar estórias não apenas como forma de juntar palavras já conhecidas, mas criando-se novas palavras e rimas de fazer cócegas, coisas que as crianças fazem naturalmente desde cedo e muitas vezes penso que, nós adulto, estancamos essa capacidade deles. Fui inspirada por ele e criei o que chamo de momento de “Alfabeto dos Marcelinhos”, algo simples para que os mais pequenotes e os seus pais descobram alguns factos sobre Angola entre algumas tranca-linguas.

Adoro pôr-me na cama com os meus meninos a lermos algumas linhas quer seja do Dr. Seuss como do “Alfabeto” criado por mim.

“Que fábula fabulosa a ficticia fabricaçāo dos filhos do Filipe no fecho da FILDA.”

5. A Recomendação
Como Autor e ilustrador, o Dr. Seuss fez de cada uma das suas páginas uma joia de exercícios vocais captivante também pelas suas loucas imagens. Dr. Seuss captiva meninos e meninas e os seus pais e educandos que se deixem levar por rimas e tranca-linguas.

Páginas de Foz In Socks



Lista de Obras Lidas


Páginas de Fox In Socks
Oh, The Places You'll Go!

Comments

  1. Já tinha ouvido falar desse autor e das suas histórias, mas muito por alto. Não sabia que ele era o ilustrador das próprias obras.

    Obrigada por participar e partilhar Mualwa! :)

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts