Lições que aprendi


Por vezes temos mensagens e inspiração de onde e quando menos esperamos. Hoje decidi ver um vídeo que já havia visto publicado algumas vezes. Ouvi 18+ minutes de uma palestra de Sarah Kay, durante um evento da TED e amei. Era o que precisava de momento, nessa jornada que tenho vindo a partilhar por aqui. Levou-me a pensar no post “Aprendi” que escrevi em 2012, por ter sido uma lição para mim.

A Sarah fala de poesia falada no vídeo, ao que identifiquei o meu processo de escrita mesmo que nunca tenha pensado recitar o que escrevo. Identifiquei-me particularmente com os 3 passos que ela diz a terem ajudado a crescer e continuar a escrever. Segundo ela, o seu primeiro passo foi aceitar “Eu posso”. Sem dúvidas que para mim também. Crer em mim mesma, criar esse blog e partilhar aqui o que faço e até mesmo o passo mais recente de ter criado a página do blog no facebook são constantes lembretes de que eu posso escrever, posso criar. O Segundo passo foi “Eu irei continuar a escrever” (e tudo que a serviu como inspiração), o que ressona tão alto e verdadeiro para mim também. Desde que comecei a escrever, como já mencionei algumas vezes aqui, que o que me tem mantido activa é essa ardente vontade de continuar e de querer fazer… Eu uso a escrita como forma de expressar o que sei, o que vejo, de processar o que oiço dos meus clientes e o que aprendo no campo de saúde mental, de educar os meus e outros, enquanto aprendo também, como o fiz com o vídeo da Sarah Kay. Não vou mentir que por vezes questiono a minha intenção, a minha persistência, a minha habilidade, especialmente quando há uma infusão da escrita com tudo que me faz quem sou. O terceiro e último passo, é o “crescimento, exploração e manutenção desse processo”, o que tenho vindo a fazer todo esse tempo.

Aprendi que encontro pessoas com objectivos similares aos meus, que apoiam-me ou não, pessoas que têm gostos completamente opostos aos meus e criticam constructiva ou tentam destrutivamente. Venho a aprender coisas que não sabia existirem antes quando comecei a escrever aqui no blog, e que tenho apoio ou não de pessoas próximas e daquelas que não conheço. As vezes até parece que estou completamente sozinha e que de nada vale eu escrever. A força para continuar a criar vem das maravilhosas (re)descobertas, no valor que me tem ensinado pessoalmente e nas lições que tenho passado aos meus pequenos. Ainda que não venha a prosseguir para além desse espaço, ao menos aprendi que com a minha escrita vou mudando…

Comments

Popular Posts