Entrevista- Ottoniela Bezerra

Ottoniela Bezerra, agradeço por ter aceite ser a nova entrevistada para essa rubrica do D&P!

Cheguei ao titulo do seu livro, “Retratos de uma mulher (in) comum”, por mero acaso, aquando passeava pelo google. Ottoniela, quando e como é que iniciou o projecto para o seu livro?

O Retratos é o meu primeiro livro impresso. Já tenho um digital publicado no site ebook Angola que foi lançado no ano de 2011. Comecei a escrever aos 16 anos como terapia, aos 18 anos conheci uma amiga que apresentou-me o movimento Lev'arte e tendo contacto com mais pessoas ligadas a arte, decidi então que já estava na hora de publicar a minha primeira obra.

* Como terapia?! Mm-Hm! Minha área profissional… Mas não estamos aqui para falar de mim. Voltemos ao livro; interessante capa e titulo, de que se trata o livro?

Obrigada pelo elogio, o livro está constituído por três contos, que narram a estória de três mulheres jovens angolanas que se deparam com os mais variados problemas sociais e não só. Tive algum cuidado em abordar temas mais delicados também como os conflitos internos por que passamos na fase da adolescência, falei sobre a questão da gravidez precoce, das relações entre pais e filhos. Enfim, um pouco de tudo que cada ser humano passa em determinada altura da vida.
        
* E assim aumenta a minha curiosidade pelo livro. O que é que à influenciou começar a escrever?

O que me levou para escrita, foi a leitura. Cresci num ambiente de livros, os meus pais sempre leram muito, os meus irmãos mais velhos também, e eu não fugi a regra. Mas fui mais além e decidi escrever também e hoje cá estou eu.
Escrevo prosa, e crónicas jornalísticas, não tenho poemas ainda, mas não descarto a possibilidade de um dia vir a lançar um livro de poesias. Seria um grande desafio, e eu não nego um.
           
* Que bom que veja oportunidades nos desafios. Com esse primeiro livro, que obstáculos encontrou para o ver publicado no mercado Angolano?

Encontrei sim alguns obstáculos para lançar o livro, mas felizmente tenho os meus pais que apoiaram-me desde o primeiro momento e tornou tudo um pouco menos difícil.

* Que bom! Quais eram os seus títulos/livros favoritos quando criança e quais são os seus favoritos hoje?
     
Quando era criança lia tudo o que me aparecia pela frente, mas há um livro em especial que marcou muito a minha infância/adolescência que era o Harry Potter, li a série toda, e até hoje tenho livros e alguns DVD's desta série.
Autores angolanos que muito admiro são o escritor Manuel Rui Monteiro e o escritor e jornalista Luís Fernando que é o meu padrinho nas letras, alguém por quem tenho uma enorme gratidão e que escreveu o prefácio do meu livrinho.

* Bom estar rodeada de quem entende do processo e sirva como mentor. Ottoniela, obrigada pelo seu tempo e partilhar comigo (connosco) mais um bocadinho do si e do seu trabalho! Esperamos o melhor para os seus projectos e que possamos ver mais trabalhos seus pelo nosso mercado.

Como poderão à encontrar os interessados em saber mais sobre o seu trabalho e outros possíveis projectos? Tem um blog, website ou página no Facebook ou Twittter?

Obrigada eu, pela oportunidade! O blog Dicas & Pensamentos de lulu (*J)
O meu perfil pessoal: Ottoniela Bezerra.
O e-mail: ottonielabezerra@hotmail.com

Comments

Popular Posts