Atrás da Bola


Titi Lwlw foi até Cacuaco ver o jogo de futebol do sobrinho. Não gostava de fazer desfeitas aos sobrinhos, por isso, sempre que a convidam para alguma coisa ela aparece mesmo sem muitas vezes sabes do que se trata. Naquele dia não foi diferente.

Ouviu a sobrinha Ina falar do João das bocas, o relatador que sonha trabalhar para a rádio local e um dia relatar o jogo dos Palankas no Mundial.

“Mas esse João tem mesmo boca grande?”, perguntou a tia ao Nomatemba, o sobrinho que aprendeu a fazer croché e renda após perder a visão. Nomatemba, um menino muito activo que gosta de saltar e correr, porque a mãe não o deixa, tem de ser acompanhado da irmã Ina, pois  a mãe receia que um dia ele deixa as agulhas e junta-se a equipa.

Os irmãos sentaram-se ao lado da tia Lwlw, Nomatemba a bordar, Ina a observar. Mal começa o jogo e a tia levanta-se e começa a dança rolar.

“Tia Lwlw, o que é que a tia está a fazer?” Pergunta a Ina puxando pelas calcas de fato de treino da tia à espera que ela se sentasse.

“Nada filha. É difícil ficar sentada.”

Ina contínuos a ver o jogo e olhava para o irmão sentado ao lado dela de tempos em tempos. Deixou de prestar atenção a tia que agora descera das bancadas e continuava a dançar mas agora mais próxima do campo.

“Não! Não! Não!” murmurou Ina levantando-se e tentando gesticular para a tia regressar para o seu lugar. Quando menos esperava, a plateia desata num alvoroço grito e aplauso. A tia Lwlw corria atras da bola.

Leno, o irmão mais velho da Ina e do Nomatemba, parou de correr e franziu a cara para a irmã que o respondeu levantando os ombros e atirando os braços ao ar. Os árbitros interviram, pararam a bola e levaram a tia Lwlw a forca do campo.

E foi assim com essa historia que Ina iniciou o seu projecto de construção de textos em grupo. Escreveu um texto a descrever os acontecimentos desse dia e distribuía os cadernos entre amigos e amigos de amigos para criarem em conjunto, mas em tempos separados.

O projecto ficou conhecido pelos professores de português da escola deles e tornou-se num projecto semanal para todas as classes. Ate o dia em que a Ina ficou com o projecto e o seu cãozinho Ziggy rasgou o canto do caderno de apontamentos. Pela primeira vez ficaram com um texto incompleto. Mas nada os impediu de começarem um projecto completamente novo.



Via Google

Comments

Popular Posts