Entrevista~ Joe D'Almeida

O nosso 7o entrevistado, é Joe D’Almeida, o primeiro homem para essa rubrica onde entrevisto novos autores angolanos no mercado. O D&P escolheu-o por ter já um livro no mercado desde Agostoa de 2015.

Oi Joe! Agradeço ter aceite o convite de participar dessa rubrica.

Diga-nos porque é a poesia e não outro género de escrita? Quando é que começou essa relação?

Faço poesia desde os meus 13/14 anos, tive uma professora brasileira nessa altura que foi fundamental no aprendizado e maturação que fui adquirindo ao longo dos anos.

Comecei a escrever um romance em 2003, em Lisboa, já tem um número considerado de capítulos mas há anos que não o toco e espero terminá-lo ainda este ano.

Estou curiosa por conhecer o romance e finalmente ter a cópia do meu "Entre Sátiras e Amores" em mão.

O que é que o influenciou a começar a escrever? Quem e o que é que o influenciou escrever?

No início da adolescência, na altura dos famosos diários, muito em uso pelas meninas na altura, pediam-me que escrevesse coisas bonitas e foi nessa altura que fui notando algum jeito pra enfatizar e dar vida às palavras.

Uma professora brasileira, de nome Elba, incentivou-me a dar importância à poesia e a estudá-la, acima de tudo.

Mas, vamos lá ao assunto do livro publicado. Quando e como é que iniciou o projecto para o livro “Entre Sátiras e Amores”?

O manuscrito original com o título " Entre Sátiras e Amores" já o tenho desde Julho de 1998. Em 1999 tive uma reunião com o escritor Dario de Melo e o empresário Nuno Fernandes, patrono da Executive Center, no sentido de recolher destas duas figuras os conselhos necessários para a materialização da obra. Pediram-me que a maturasse mas mostraram-se contentes com o trabalho.

Só agora, em 2015 surgiu o momento certo, com o prestimoso apoio público do escritor angolano Sousa Jamba, a incansável ajuda do jornalista e escritor angolano Luis Fernando que tudo fez para que a minha poesia fosse editada, o patrocínio à distância de um ser incrível, Luciano Martins, patrono da empresa angolana Socimerca Lda, o profissionalismo do assistente editorial da Mayamba Editora, Lourenço Mussango, e claro, do envolvimento pessoal do editor e fundador da Mayamba Editora, Doutor Arlindo Isabel.

Qual é a mensagem que quer que os seus leitores tirem do livro “Entre Sátiras e Amores”?

A minha mensagem é de amor, de paixão pela literatura angolana mas sobretudo de que os meus escritos sejam lidos e percebidos em detrimento da sublimação ao meu nome ou à minha imagem.

Quais eram os seus títulos/livros favoritos quando criança e quais são os seus favoritos hoje?

Quando criança era (e continuo a ser) apaixonado por obras de poetas angolanos, das quais destaco Sagrada Esperanca de Agostinho Neto. Sou um eterno admirador de Lusíadas, de Luis de Camões.

Aprecio em igual medida as obras de Fernando Pessoa. Em Angola, actualmente, sou admirador confesso da poesia da talentosíssima escritora Katya dos Santos, dos trabalhos magníficos do Luis Fernando e também da versatilidade literária de Divaldo Martins.

O que é que o inspira a escrever os seus poemas? Qual é o seu processo e com quanta frequencia escreve?

Inspiro-me em várias coisas, depende sempre do estado de espírito. Há momentos em que sonho com a poesia, é algo mágico e que me mantém vivo. Escrevo com alguma frequência, passo horas a corrigir alguns poemas e a reinventar processos.

Com esse primeiro livro, que obstáculos encontrou para o ver publicado no mercado angolano?

Pra ser sincero, nunca pensei que a sorte quisesse alguma coisa comigo ou sequer soubesse da minha existência. Este livro foi bafejado pela sorte.

Voltaria a publicar um livros da mesma forma?

Sim, voltaria a publicar outro livro da mesma forma. Tive o apoio de muita gente e isso não tem preço, como por exemplo o incansável apoio do Clube do Livro RRIDMI em todo o processo. As redes sociais, sobretudo o Facebook, foram fundamentais neste processo.

Para além de escrever, o que mais ocupa o seu tempo?

Para além de escrever trabalho, sou pai, marido, enfim, a minha vida é deveras preenchida.

Joe, agradeço uma vez mais pelo seu tempo e partilhar comigo (connosco) um bocadinho do trabalho que faz! Esperamos o melhor para os seus projectos, ou nos seus afazeres, e que possamos ver mais trabalhos seus pelo nosso mercado. Estou encantada e agradecida pela partilha. Deixou a sensação de que nos tivéssemos sentados num café qualquer numa esquina de uma cidade velha (se calhar a nossa Luandina) para essa entrevista.

Foto partilhada com a autorização do Joe D'Almeida
Agradeço do fundo do coração pela oportunidade que me dão em falar um pouco sobre mim, sinto-me realmente lisonjeado pelo convite que mo foi formulado e faço votos de que mais pessoas tenham acesso ao meu livro e desfrutem da minha poesia.

Aonde é que os interessados poderão saber mais sobre o Joe e os seus trabalhos ou outros projectos? Tem um blog, site, instragram ou página no Facebook?

Facebook || Blog 
Instagram~ @joe_poetry

 Parabéns pelo seu livro!

Um abraço carinhoso e votos de infindáveis bênçãos.



Comments

Popular Posts