Analogias...

Faço uso de analogias no meu trabalho por muitas vezes ser uma das formas de conseguir interagir com adolescentes e pessoas de culturas diferentes da minha, com outras formas de analisar/interpretar as situações. Uma das que uso frequentemente é a da forma mais adequada de usar-se a mascara de oxigénio no avião, em caso de despressurização da cabine. Idealmente, nesses casos, aconselha-se que adultos e pessoas que se sintam mais fortalecidos a ajudarem as crianças e/ou a outros passageiros que possam precisar. Na mesma ordem de ideias, no meu trabalho com pais, normalmente mães, aconselho-os a acostumarem-se a cuidar deles mesmos antes de poderem ajudar aos filhos. Como pais, por vezes andamos em "piloto automático" e esquecemo-nos ou ignoramos a nós mesmos ou as nossas relações. Essa analogias demonstra-nos que, por vezes, temos de olhar prà nós primeiro, pois na eventualidade de adoecerem ou haver um salavanco no meio da vida, possivelmente desabe a base por nós normalmente equilibrada.

Enquanto visitava um blog hoje, ganhei uma analogia que passarei a usar daqui prà frente. Disse a Tea Drinker "De hoje em diante, prometo deixar os meus pincéis à porta para que cada um rabisque a minha tela, faça um desenho, deixe o seu traço, para que a minha vida sejam porções de felicidade de cada um." Imaginemos que cada um de nós deixasse que o mundo artisticamente influenciasse directamente em quem somos, dando-nos o auto-arbitro de escolhermos o resultado final desse contributo artístico.



Comments

  1. Kkkkkkkkkklkkkkkkkkkkk, é uma ideia interessante e um tanto quanto convergente . Não sei se seria 100% positivo a ideia te ter os demais influenciado e refazendo de alguma forma quem somos ou fazemos , pois se assim sucede na verdade não há o dito "Livre Arbítrio" , pois ele é feito de escolhas pessoais e não exteriores ... Mas a ideia de cuidar primeiro de nós depois dos demais (filhos e +) acredito estar correcta pois até pra distribuir cuidados precisamos te-lo ...

    Não sei se entendi a ideia, mas enfim....


    Lwisinha continuo a amar seu trabalho , tu és demais ... "Felizes são os Teus"

    ReplyDelete
    Replies
    1. Analogias variam dependendo da interpretação de cada um, realmente, Laudy. Na verdade cada um de nós deixa os seus pincéis à porta e, consciente ou inconscientemente, influenciamos uns aos outros deixando os tranços na vida daqueles com quem interagimos todos os dias, até mesmo de meros estranhos na rua.
      Nós blogueiros, por exemplo, deixamos os nossos pincéis à porta sempre que partilhamos algo nos nossos cantos. Podemos entretanto deixar ou não que quem use os nossos pincéis influencie ou não nas nossas vidas. Aí o livre arbitro, a que te referiste. Alguns de nós prefere ter controle dos pincéis, outros não se sentem nem seguros para tê-los em mão, mas também há quem não se importe em pintar na sua tela ou ver/aprender com as N oportunidades espontâneas de contributo na tela. É, sem dúvidas, uma questão de perspectiva.

      Delete
  2. Muito bom. Devemos permitir que os outros deixem o bom de si no nosso ser. Por isso nos relacionamos e crescemos com os nossos relacionamentos. Quando a pincelada do próximo não for o melhor para nós, apenas deitamos a tela e começamos uma nova. E tens razão quando dizes que consciente ou inconsciente nos influenciamos uns aos outros, devemos é estar perto das pessoas certas, pois de uma maneira ou outra o ditado " Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és" faz sentido. (Claro, há sempre excepções).

    ReplyDelete
    Replies
    1. ELuaia, é exactamente por aí que fui... Obrigada por partilhares a tua interpretação e por mais uma visita.

      Delete

Post a Comment

Popular Posts