Pérola negra


Narice é uma menina de 11 anos de pele castanha escura, lisa e aveludada, de olhos grandes e redondos e cabelo curtinho, que diz ela chamarem ruim. É a segunda de quadrigémeas, todas elas diferentes, com peles em diferentes tons de castanho.

Uma vez, enquanto sentadas à porta da casa dos avós, as quatro meninas, Narice, Nina, Nitinha e Nora, notaram um menino parado ao portão do vizinho a aprecia-las. O avô lia o jornal na varanda.

-   Nunca viste? Perguntou a Nora. As outras irmãs levantaram-se e Nitinha
-   agarrou no braço da Nora a tentar puxa-la prà dentro do quintal.
-  Vocês são amigas ou irmãs? O menino atreveu-se.
-  E o que é que te interessa? Disse a Nina posicionando-se como se desafiando o atrevimento do menino.
-  Quem é meninas? Indagou o avô desde a varanda.
-  Ninguém, avô. É apenas um menino curioso. Assegurou-o Narice
-  Estava a passar quando notei-vos a brincarem aqui. Essa miúda, disse apontando para a Narice, tem uma pele e um cabelo que chamou-me atenção.
-  O que é que tem a minha pele?
-  É de um castanho muito escuro, mas… O jovem pausou pensativo. Achei muito bonita. Nunca tinha visto de perto um castanho assim.
-  Nós chamamos-lhe a nossa pérola negra, Nitinha.
By Zimbio (Travel to Polynesia)
-  Nitinha, estás mesmo a responder as perguntas dele?
-  É verdade. E a cor do teu cabelo, esse avermelhado é mesmo teu?
-  Estás a gozar, né?
-  Não! Estou a falar a serio, nunca vi antes.
-  Meninas, vamos mas é entrar. Nora começou a puxar as irmãs pelos braços.
-  Esperem… Não queria ser inconveniente.
-  Já foste.
-  Todas vocês têm peles lindas e uma cor no vosso cabelo…
-  Parece artificial, já sabemos. Nitinha terminou a frase do menino.
-  Não é bem artificial. Só não sei bem como explicar.
-  Não precisas, disse Narice. Nós sabemos que temos cabelos e pele de diferentes tons de castanhos. A única diferença é que eu sou a que mais notam. Até mesmo o meu cabelo é o único que tem um só caracol. O resto não encaracola.
-  Eu gostei de vocês.
Narice entrou para o quintal sem dizer nada, senão pediu licença antes de fechar o portão. Correu para aproximar-se das irmãs que iam em direcção ao quintal da parte de trás da casa do avós delas. Nora abraçou-a de um lado e Nina do outro.
-  Não ligues, disse Nora.
-  Sei que não devo. Mas porque que notam-me sempre a mim?
-  Como diz o papá, somos apenas os chocolates sortidos da caixinha dele. Disse Nitinha acariciando as costas da Narice. Espantam-se com a tua beleza, mas reconhecem, antes de tudo, as nossas diferenças. Por isso estamos sempre juntas.

Comments

Popular Posts