Entrevista- Lúcia Morais


Foto partilhada por Lúcia Morais

A escolhida para a nova entrevistada é a Lúcia Morais, com o pseudônimo de escritora Lua Poderole. Lúcia é uma escritora que ainda não tem um livro seu no mercado angolano, mas participou de uma antologia recentemente e tem outros projectos no horizonte.  Ela partilhará connosco a sua experiência. Durante a entrevista tratamos a Lúcia por Lua.

D&P: Lua, obrigada por ter aceite o convite para participar dessa rubrica!
Lua: O Prazer é todo meu.

D&P: Comece por falar-nos do que escreve e há quanto tempo o faz.
L: Escrevo poemas a sério desde 2011, período em que abri o blog. Antes disso escrevia para mim apenas.

D&P: Já é blogueira há quatro anos. Como tem ajudado esse veiculo na exposição do seu trabalho? O que é que diria que a influenciou a começar a escrever?
L: O Blog foi o meu ponto de partida, quando o abri não imaginei a repercussão.
O blog me ajuda a me manter focada, a continuar a escrever pois quando paro os seguidores cobram. Me ajuda a conhecer pessoas e a permitir que as pessoas me conheçam.

Sempre tive os textos em minha cabeça um dia, dei por mim a escrever, não cabia mais só em minha mente. É mais forte do que eu não sei explicar o que exactamente me influenciou, mas hoje escrevo porque gosto de tocar, ajudar as pessoas com a minha arte.

D&P: Interessante! Acredito que já esteja a tocar com o que escreve. Conte-nos quais eram os títulos/livros que a tocaram quando criança e quais são os seus favoritos hoje?
L: Em Criança: A pequena Sereia, Patinho Feio, Não chores Menino, Turma da Mónica.
Hoje: Ensaio Sobre a Cegueira, Quem Tem Medo do Escuro, Verónica Decide Morrer, Poemas de Berço e Outros Versos, Sagrada Esperança, Resgate de uma Falta.

D&P: Alguns dos meus favoritos estão também na sua lista. (risos) Diga-nos então como veio a participar da antologia “Poética Mucubal do Namibe”. Sabe explicar-nos a razão por trás do titulo?
L: Fizeram o convite no Facebook, enviei os poemas foram aceites.
O título é uma homenagem a mulher mucubal do Namibe.

D&P: Que gesto lindo! Será que o livro foi partilhado com elas? Que texto seu foi incluído e porquê esse e não qualquer outro seu?
L: Foi partilhado sim.
“África Minha”, “Oração Pelo Menino Jesus”, “Devaneios de Tem De”, “Andorinha”, “Canto da Sereia”, “Amor, um pequeno Soneto”.
Quis mostrar diferentes lados meus de escrever, para mim funciona muito a emoção do momento, provavelmente hoje seriam outros poemas…

D&P: Onde podem os leitores encontrar o livro, a antologia em que participou?
L: No Namibe e Brasil, mais informações editora Omnira.

Foto partilhada por Lúcia Morais
D&P: O facto de estarem disponíveis apenas nesses dois sítios continua a demonstrar as limitações que se notam em expor a literatura pelo nosso pais. Ainda assim, sei que continua a tirar proveito de outras oportunidades, como a participação da primeira antologia feminina em Angola. Fale-nos de como foi ou tem sido esse projecto.
L: Participação activa, não dei apenas os poemas, estou na organização também. Trabalhar com Elas & As Letras tem sido uma experiência incrível, a antologia Borboletras está a ser preparada com muito carinho, são 18 poetizas 90 poemas de volta do universo da mulher.

D&P: Que interessante. Imagino apenas o que possa ser passar de participante/colaboradora a organizadora. Força nesse ensejo! Há algum plano para um livro seu?
L: Obrigada!
 Sim J, já está com a editora, esforços estão a ser feitos para que saia esse ano.

D&P: Parabéns pelo passo! Ficamos ansiosos por conhecer o seu primeiro trabalho a solo. Que obstáculos tem encontrado, para ver publicado um livro seu no mercado angolano?
L: Informação, (é difícil ter acesso ao universo que rodeia o livro),
Comunicação (a literatura precisa ser mais divulgada, a leitura deve ser incentivada nas escolas)
Custos (lançar um livro envolve muitos detalhes e cá ainda fica muito caro)
Valorização (precisamos valorizar o que é nosso)

D&P: Quatro pontos bem validos, especialmente os dois últimos. Aonde é que os interessados poderão saber mais sobre o seu trabalho e outros projectos? Tem um blog, tweeter, site ou página no Facebook?
L: Blog é o Nereida by Lua e a página no Facebook é Blog Nereida

Lua, obrigada pelo seu tempo e partilhar comigo (connosco) mais um bocadinho de si e do seu trabalho! Esperamos o melhor para os seus projectos e que possamos ver mais trabalhos seus pelo nosso mercado.


Comments

  1. Own ficou linda a matéria, mais uma vez obrigada adorei o convite

    ReplyDelete
  2. A matéria ficou mesmo boa, estão as duas de parabéns. E que venham mais livros para alimentar a nossa literatura.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts