Entrevista- Rosa Soares

Encontrei por acaso informação sobre a escolhida para essa Entrevista. Uma nova autora no mercado angolano, Rosa Soares, lançará o primeiro livro a finais de Novembro de 2013. Vamos conversar com ela e aprender mais sobre a autora e o livro.
D&P: Rosa, obrigada por aceitar o convite para participar nessa espaço aqui no D&P! 
Conte-nos, como nasceu essa “fazedora de livros, vulgo escritora”?
R: Desde pequena que gosto muito de ler e de transformar emoções em palavras, escrevia cartas, diários e a minha parte favorita nas provas sempre foi a redacção. Comecei a levar isso mais a sério em 2011, quando criei o blog ''Entre Nós Mulheres'' onde publicava textos sobre o universo feminino(moda, dicas de beleza, comportamento). O blog foi muito bem recebido, ganhei leitores de muitos países e quando comecei a publicar os meus textos mais íntimos notei que as pessoas gostavam e se identificavam com tudo aquilo. Troquei o nome do blog para ''Agridoce'' e comecei a postar só os textos escritos por mim. Foi mais ou menos assim que nasceu a fazedora de livros.
D&P: Como é que veio a concretizar esse primeiro projecto?
R: Eu tenho uma relação muito íntima com este primeiro livro porque é uma ideia que ficou na minha cabeça durante muito tempo. Antes de começar a escrever eu já tinha os personagens criados, as cenas, os diálogos e tudo. Uma coisa engraçada é que eu escrevi o fim antes do livro todo. (Risos) 
O livro foi escrito em dois meses, eu escrevia quase todos os dias e foi muito divertido porque eu sentia que fazia parte da estória. Quando terminei, fiquei mais um mês a revisar e depois mandei por email para algumas editoras, recebi propostas e escolhi a mais conveniente para mim.

D&P: Interessante título do seu primeiro livro- "Uma versão diferente da vida"- Para que audiência escreveu essa estória?
R: Eu gosto de escrever sobre pessoas e para pessoas, não importa a idade nem nada disso. Esta estória é para todos aqueles que já passaram por alguma situação como a morte de alguém especial, o abandono, o despertar de uma paixão, o renascer da esperança, reencontros e amor em todas as formas. A vida pode ser enxergada de várias maneiras, por isso todos devem conhecer "uma versão diferente da vida". (risos)
D&P: Com esse primeiro livro, que obstáculos encontrou até aqui para o ver publicado no mercado angolano?
R: Quando terminei o livro, eu tinha uma lista de muitas editoras para contactar, três delas eram angolanas e uma delas disse-me que não estava interessada em publicar o meu livro porque não fazia o seu gênero e das outras não recebi resposta. Eu publiquei pela Oficina de Livros que é brasileira, lá tu publicas de forma independente e os livros são impressos sob demanda. O contacto foi feito via email, foram muitos meses de produção editorial e mais algum tempo para o processo de desalfandegamento e só depois consegui ter os livros cá, mas a principio não estarão em nenhuma livraria. Os livros estarão a venda no evento de lançamento e depois disso quem quiser pode comprar directamente comigo.

D&P: O que é que a influenciou a começar a escrever? 
R: Acho que o meu compromisso mais sério com a escrita nasceu depois de ter criado o blog, antes disso sempre gostei de escrever mas não era algo que queria fazer da vida.
D&P: Quais eram os seus títulos/livros favoritos quando criança e quais são os seus favoritos hoje? 
R: Quando era mais nova eu gostava muito de banda desenhada(Tio Patinhas, Turma da Mônica), li quase toda a coleçcão ''O clube das amigas'', adorava o Diário de Sofia e o meu preferido de todos os tempos é o Diário de Anne Frank. Hoje eu gosto muito do livro Onde Andara Dulce Veiga de Caio Fernando Abreu, Vidas Novas de Luandino Vieira, Mulheres de Charles Bukowski, O Diário Da Nossa Paixão de Nicholas Sparks e Comer Orar e Amar de Elizabeth Gilbert.
D&P: Que conselho daria a outros escritores não publicados, contadores de estórias ou “fazedores de livros”?
R: Nunca deixar de escrever, ser interessado, curioso, persistente, ter paixão pelo que faz e ler muito. O que faz um escritor é o amor pela escrita, é o gosto de transferir cada sentimento (bom ou mau) para o papel, eu acho que o maior prazer para um escritor não é ser lido e nem publicado porque isso é apenas uma consequência.
D&P: Aonde é que os interessados poderão saber mais sobre o seu trabalho e outros possíveis projectos? Tem um blog, site ou página no Facebook?
R: Sim, para ler os meus textos e receber as novidades há o blog: Agridoce e a página do livro "Uma versão diferente da vida" no facebook.  
Quem quiser falar directamente comigo pode mandar um e-mail para: rosasoares@hotmail.com
D&P: Rosa, obrigada pelo seu tempo e por partilhar comigo (connosco) mais um bocadinho de si e do seu trabalho! Esperamos o melhor para os seus projectos e que possamos ver mais trabalhos seus pelo nosso mercado.
R: Eu é que agradeço, foi um prazer partilhar estas informações com o D&P. Obrigada e espero partilhar convosco mais e mais projectos. Beijo grande e muitos agradecimentos, especialmente a Lwsinha pela simpatia e carinho.
D&P: Parabéns pelo seu livro!
R: Obrigada e estão todos mais do que convidados para conhecer Uma Versão Diferente da Vida, dia 29 de Novembro a partir das 17 horas no Cefojor.


Foto de Rosa Soares via Agridoce

Comments

  1. Orgulho para angola, mesmo nao saberem aproveitar

    ReplyDelete
    Replies
    1. É realmente um orgulho ver diversidade no mercado literário. O importante é que a Rosa continue a escrever, pois haverá sempre quem saberá valorizar.

      Delete

Post a Comment

Popular Posts