Atraso da fada madrinha

No fim de uma tarde fria de outono, no parque na esquina entre as bananeiras e a zona verde, a cigarra Leana treinava basquetebol com a equipa, mas notava-se incomodada. A mãe que a conseguia ver da porta de casa, notou que a menina levava a mão a boca várias vezes. Aflita que a filha estivesse a levar germes à boca, dona Merta bateu com a colher de paú na panela, sinal da familia para chamar atenção ao miudos quando esses estivessem a brincar na vizinhança. Leana notou a mãe que a pediu que tirasse a mão da boca, num gesto brusco e franzindo o sobreolho. Apesar de Dona Merta o fazer mais algumas vezes, Leana não parava de repetir.

- Mãe! Mãeeee! Corre a Leana em direcção a mãe ao termina o treino.

A mãe mal vira-se para olhar para a Leana e respondê-la quando a menina esbarra nela à porta da entrada.

- Cuidado Lena.
- Mãe, caiu mais um dente. Disse a menina indo a correr para o quarto.
- Aonde vais? 
- Para o quarto.
- Já acabou o treino?
- Já.
- Já, sim, mãe.
- Já sim, mamã. Vou pôr o meu dente por baixo da almofada.
- Para quê?
- Para a fada madrinha deixar-me dinheiro.
- E é debaixo da almofada?
- Sim, o Sininho disse que sim.
- Aí é? Disse a mãe afastando-se para a cozinha.
- No teu tempo como é que era?
- No meu tempo?
- Sim, mãe. Seguiu a menina à mãe.
- Nao sei, filha.
- Como é que não sabes, mãe?
- Nunca tive dinheiro de fada madrinha.
- As fadas não iam até ao Dondo?
- Não sei, filha. Mas dizem que tinha de pôr-se o dente no telhado por baixo de uma pedra?
- Telhado?
- Não conheço ninguém que tenha recebido dinheiro.
- Está bem, mamã. Leana está mais concentrada no plano de ter dinheiro em troca pelo dente.

A menina preparou-se para o fim do dia e não deixava de pensar em como viria a fada madrinha para conseguir o dente dela por baixo da almofada. Se calhar a mãe tem razão, pensou. A menina cigarra estava tão cansada que não a custou adormecer, após deitar-se assim que terminou a sopa de costume para o jantar.

Logo ao amanhecer, assim que o sol espreitou pelos buraquinhos da janela, Leana salta da cama. Põe-se ao lado da almofada, de mãos apertadas com medo de ver se tinha recebido visita da fada madrinha. Puxou a almofada e tapou a cara com ela. Espreitou de um dos cantos e triste notou que o dente ainda estava lá. Sentou-se na cama a pensar no que podia ter acontecido. Voltou a pôr o dente por baixo da almofada e foi tomar banho. Quando ia fazer a cama depôs do banho, Leana encontra um bilhete encima da almofada.

"Desculpa o atraso, mas adormeci no telhado de um vizinho teu. Pela tua paciência e acreditares em mim, deixo-te um presente extra."

Leana levantou a almofada e encontrou uma nota de 500Kz e um rebuçado. Fechou-os num punho em cada mão, olhou para o tecto e disse baixinho, cruzando os braços no peito, "obrigada, fada madrinha! Eu sabia que virias."

Desenho de Lwsinha MC

Comments

Popular Posts