SEMANA SEM ECRÃ


Como parte dos seu primeiros dias de férias de Primavera, o meu filho prometeu na escola que entre 18/04 á 25/04, ele não iria assistir TV, jogar videogames ou usar o computador, salvo para fazer trabalhos de casa-SEMANA SEM ECRÃ. A coisa mais fácil é que nem um deles utiliza o computador ou videogames sem autorização ou supervisão. A parte de TV é mais complicado, no entanto. Tudo que eles precisam fazer é ir a uma sala diferente e são capazes de ligar um aparelho de TV.

Surpreendentemente, hoje estamos no 5º dia desde o inicio do exercício e 2º dia de férias para ele, mas, até aqui, não houve tentações para o meu pequeno leitor. No entanto, a minha menina começou a ter dificuldades e fazer reclamações no 2º dia, 19/04. Ela esqueceu-se por um instância e pegou no comando, chegando mesmo a ligar a TV. Nesse momento ela se lembrou-se que não tinham visto os programas deles de TV perguntou se a semana já tinha terminado.

O objetivo do exercício é fazer com que as crianças se movimentem e encontrem atividades que não envolvam assistir TV e/ou jogos de computador. Tenho dois filhos muito ativos e atividade física não é um problema para eles. Com a promessa, o meu menino tinha de escolher algo que ele faria invez das actividades de que se absteve essa semana. Ele escolheu ler dois livros cada dia, mas esses não são os livros que lê (lemos) na hora de se deitarem. É claro que, pela idade deles, eles precisam de ser relembrados mais de uma vez que estamos a fazer esse exercício.

Temos vindo a fazer versões diferentes deste exercício imprevista e espontaneamente na nossa casa. Se a mãe e o pai quiserem ler implementamos um momento sem TV ou ruído eletrônicos por algumas horas. As crianças desenham, jogam pela casa ou lêem, se optarem por fazê-lo. No entanto, nem mesmo música de fundo é permitida nesses Instantes.

Para mim esta semana deu-me a oportunidade de ler, escrever e dormir mais cedo. Ligo a TV apenas (Noticiário) assim que acordo, mais para ter os padrões do clima e trânsito antes de sair de casa. A essa altura, os meninos ainda estão a dormir. Ontem, por exemplo, eu tive 3 horas completamente sozinha. Ouvi música por meia hora, o que me fez dançar (eu gosto de fazê-lo, lembras-te?) e, mais tarde eu apreciei o silêncio e com ele os sons pela tarde calma na minha rua. Uma felicidade absoluta! Uma sensação de "Dolce Far Niente" (uma expressão italiana que descreve uma forma de desfrutar as paixões da vida sem um cuidado), mas com muita realização...

Espero que possas dar-te a oportunidade de disfrutar de momentos como esses, e principalmente ensinar o teu pequeno leitor o impacto que tem em desconectar-se da tecnologia para apreciar as coisas simples ao seu redor.

Comments

Popular Posts