Dicas que podem ajudar a formar um leitor



"Um dos momentos inesquecíveis da vida de qualquer criança é quando, pela primeira vez, ela junta uma letrinha, mais outra, e mais várias delas e começa a... ler! É uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo."
---Maurício de Sousa---

Ler estimula a imaginação, criatividade e inteligência de um ser, despertando o encanto da magia e fantasia. É uma maravilha descobri-se o prazer pela leitura com toda a gratificação de exploração do mundo afora, viajando-se por caminhos diferentes e, possivelmente, fora do alcance da criança. Cultivar o hábito de ler desde muito cedo na vida é importante ao desenvolvimento do leitor. Aqui vão alguns pontos para ajudares o teu pequeno leitor:
• Leia em voz alta.
a. Note que nunca é demasiado cedo para iniciar essa práctica e não pare só porque eles já são leitores independentes. Lembre-se de que possam haver palavras que eles ainda não conheçam e sempre podem aprender contigo.
b. Reserve um horário propicio para vocês e torne-o em rotina.
c. Crie um cantinho aonde não hajam distrações. Ex. Uma música de fundo soave pode ajudar a alguns meninos mas nao outros.
d. Use diferentes tons e expressões faciais durente a leitura para ajudar as crianças a diferenciar emoções e a intensidade da estória.
• Incentive a leitura diária
a. Pesquisas mostram que pelo menos 30 minutos de leitura diária por lazer, ainda que apenas uma revista, ajuda no interesse e costume da leitura escolar.
b. Substitua as horas enfrente a televisão ou a jogar video games por horas de leitura
• A práctica de visitar-se bibliotecas ou livrarias expõe os pequenos a interessarem-se por vários tipos de livros que, consequentemente, incitará leitura mais variada.
• Incentive a interpretação dos textos.
a. Após cada leitura faça perguntas sobre o que gostaram, sobre as personagens, a moral da estória (caso tenha alguma).
b. Note, entretanto, que para os mais pequeninos esse exercicio deve ser feito com mais frequência durante a leitura por custar-lhes mais a reter largos blocos de informação.
• Divirtam-se, divirtam-se, divirtam-se!!!
a. Fazendo dessa uma actividade divertida ajudará o pequeno leitor a disfrutar dela mais vezes.

Note que uma criança interessada pode querer ler o mesmo livro (artigo de jornal or revista) várias vezes. Com isso eles estão a adaptar-se a correlacionar as palavras que ouvem ou dizem as imagens.

Tendo em conta que desde muito cedo aprendemos principalmente usando os nossos sentidos (visão, tacto, audição, olfato e paladar), urge a necessidade de expôr os petizes desde bebés a vários materiais (ex. Tecidos, plastico e papel de diferentes texturas), diferentes cores e particularmente diferentes estilos de escrita e a forma de ler dos adultos para que eles criem maior interesse pela leitura. Por exemplo, para os bebesitos, os livros com páginas duras ou grossas ajuda-lhes a folha-las sem ajuda ou usando livros com sons incentiva curiosidade individual e ajudará ao pequenino que estejas a ajudar aprocurar outros livros.

Continuemos a incentivar a leitura dos pequenotes nas nossas vidas. Contribuamos para que eles tenham o que ler e com quem ler.

Fontes:
Incentivo à Leitura – Plenarinho
Ler é um barato

Comments

Popular Posts