Invistamos...

Continuam a ser escassas as bibliotecas escolares em Angola. As existentes tendem a ser de instituições privadas ou concentrar-se mais em livros para leitores mais velhinhos. Segundo AngolaAcontece, em 2007 o Ministério da Educação e a BP Angola iniciaram um projecto para criar bibliotecas escolares em 10 escolas nos municipios do Sambizanga e das Ingombotas em Luanda. Isso a quase 4 anos... Seria interessante saber do progresso do projecto e se foi ampliado a outros municipios e/ou Provincias.

Mais rara ainda é a variedade de livros (se algum) em casa de muitos petizes. Muitos de nós pode ter livros para os nossos pequenotes pela casa que devem ter sido, muitas vezes, escolhidos pelo nosso interesse pela capa (incluindo o titulo), pelo significado que possam ter tido nas nossas infâncias, ou foram ofertas de amigos e/ou familiares. Infelizmente, o mesmo não é verdade para a maioria dos meninos e meninas no pais.

É de igual importância investir-se na formação de profissionais aptos a orientar o público infantil no sentido de ampliar o seu interesse pela leitura e a conhecerem uma variedade de livros. A gerência e manutenção desses locais não deve ser menosprezado de alguma forma.

Entretanto, é de relevância perceber que não é apenas nas bibliotecas que se cultiva o amor pela leitura. Temos de criar um ambiente escolar (e fora da escola) aonde expomos os pequenos na nossa sociedade a vários tipos de livros que enriqueçam o desejo deles de conhecer o mundo a sua volta e fora do municipio, cidade, ou pais aonde vivem.

Comments

Popular Posts