Livros da minha infância.

Pensando nos livros que me foram válidos na infância gostei da ideia que encontrei aqui. Os que me lembro da minha aqui estão:

Anita (Exemplos)
O mundo da Mafalda
As aventuras de Tintim
Donald
Pateta
Patinhas
Zé Carioca
Turma da Monica (Monica, Cebolinha, Magali, Cascão)
Asterix
Recruta Zero

A maioria em formas de quadradinhos... Li outros, emprestados de amigos, que não me lembro dos titulos. Um em particular, uma colecção de histórias que incluiam a “Bela adormecida” e “Ali Babá e os 40 Ladrões”, por exemplo, foi uma das minhas favoritas leituras. Também não sei o titulo nem a autoria, mas lembro-me do livrinho que saiu nos anos 80s que acompanhava uma canção que acredito ter sido de Filipe Zau- “O que é que são makas”, é como me lembro. Quem souber o titulo e autoria (caso seja diferente do que citei) e tiver fotos do livro diga-me pois eu adoraria ter.

Não diria tão propriamente que vivi envolta nos livros desde muito cedo. Tinhamos duas modestas estantes (uma na sala comum e outra no corredor dos quartos) que guardava livros e a nossa colecção de discos. Era uma mistura delivros de autoria estrangeira mas a maioria angolana. Infelizmente, com duas mudanças de casa, parte desses livros (e discos) foram desperdiçados e até mesmo postos no lixo por quem ajudava e não viu importância em carrega-los. Que aperto no coração...

Tenho memórias claras dos momentos em que lia os livros dessa lista. Mais ainda na adolescência com a descoberta de romances e leituras mais extensas. Nessa época, o fascínio estava na troca de livros entre amigas de rua, bairro, ou escola, para termos uma maior variedade de titulos. Os meus favoritos eram o Harold Robbins e o Sidney Sheldon, mas li também os do Jorge Amado (que já tinhamos lá em casa)

Pra além da leitura, dos melhores momentos que tenho guardados são aqueles em que sentei-me de olhão aberto a ouvir os contos dos mais velhos ou de outros companheiros de brincadeiras no bairro ou enquanto de férias aonde quer que fosse. Hoje peço que os meus pequenos (e os meus clientes) usem a sua imaginação para continuarem a alentar o meu mundo de fantasias.

Comments

  1. Na infancy quads nao li, so os livros da escola mas na pre adolescencia quando comecei a ler nao pare mais. Li de tudo, mas ate hone tenho a impresao de correr contra o tempo. Mutes livros para ler e tao pouco tempo para ler todos eles

    ReplyDelete
  2. É isso, Marcela. Há muito pra se ler e o tempo não tem esquebra... Temos de desafiar-nos pessoalmente a encontrar formas. Fazendo parte do "book club" ao menos tens alguém com quem debater o que lês e já não faz da actividade completamente isoladora.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts